Dieta saudável e coração

     NOVA YORK - Novo estudo revela que frutas, verduras, legumes e uma dieta de baixo teor de gordura podem proteger o coração de doenças.

     O estudo, com mais de 84 mil mulheres de idades entre 34 e 59 anos e mais de 42 mil homens, com idades entre 40 a 75 anos, todos profissionais da área de saúde, constatou que apenas uma porção diária adicional de frutas ou verduras e legumes reduziu o risco de doença cardíaca em 4 por cento. Verduras como espinafre, couve e brócolis e frutas como laranja e uva foram as que ofereceram maior proteção, mostram os resultados.

     "Nossas descobertas corroboram o efeito protetor que o maior consumo de verduras, especialmente as de folhas verdes, e de frutas ricas em vitamina C pode ter contra as coronariopatias (doenças coronárias)", afirmaram Kaumudi J. Joshipura e colaboradores, da Universidade de Harvard, em Boston (Massachusetts).

     As coronariopatias, que ocorrem quando as artérias que levam o sangue para o coração ficam obstruídas, são a principal causa de mortes nos Estados Unidos.

     E ainda: a relação entre o consumo maior de frutas, verduras e legumes e um menor risco de doenças cardíacas permaneceu, independentemente de exercícios físicos, hábitos de fumar ou uso de vitaminas.

     O consumo maior de frutas, legumes e verduras também protege pessoas com diabete do tipo 2 contra o enfarte, uma complicação potencial da doença.

     Frutas, verduras e legumes contêm uma grande variedade de nutrientes, que são associados à saúde melhor. Já foi demonstrado, por exemplo, que fibras, potássio e antioxidantes reduzem o risco de doenças cardíacas.

Tópicos relacionados:
Frutas, verduras e grãos integrais
Derivados de leite e câncer de próstata
Tofu reduz chumbo

Colesterol e álcool
Vitamina C
Programa Nacional de Controle do Tabagismo