Atum, salmão e coração

     Não há limite de idade para usufruir dos benefícios dos peixes como atum e salmão para o coração.
     Um estudo com idosos norte-americanos com média de idade de 72 anos mostrou que, mesmo quem consumiu peixe gorduroso apenas uma vez por semana, reduziu o risco de ataque cardíaco fatal em 44 por cento, comparado ao risco de quem não optou por peixe. Os cientistas, da Unidade de Pesquisa em Saúde Cardiovascular da Universidade de Washington, informaram que o benefício não se aplica ao peixe frito, método de preparo mais comum para peixes magros como cioba e bagre.

     A equipe de Dariush Mozaffarian apresentou o trabalho durante a 41a. Conferência Anual sobre Prevenção e Epidemiologia da Doença Cardiovascular, da American Heart Association.

     O trabalho faz parte do estudo de saúde cardiovascular do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue e acompanhou cerca de 4 mil voluntários com 65 anos de idade ou mais, desde 1988. Neste último artigo, Mozaffarian reuniu informações sobre o consumo de peixe na dieta de 348 participantes do estudo, acompanhados por mais de seis anos.

     O pesquisador informou que consumir peixe gorduroso aumentou os níveis de ácido graxo poliinsaturado omega-3. Outros cientistas já informaram que o ômega-3 evita ataque cardíaco ao prevenir a arritmia cardíaca. Nesse estudo, o benefício foi associado à redução do risco de ataque cardíaco fatal, informou o especialista.

     Em 2000, a American Heart Association divulgou novas orientações de dieta recomendando o consumo de peixe gorduroso pelo menos duas vezes por semana.



Tópicos relacionados:
Colesterol bom explica longevidade
Rir faz bem ao coração
O álcool

Cigarro piora desempenho sexual
Idosos atletas têm artérias mais jovens
Programa Nacional de Controle do Tabagismo